O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou, esta segunda-feira, que está a ter "discussões sérias" com o homólogo russo, Vladimir Putin, sobre o fim da guerra na Ucrânia.
Numa publicação na Truth Social, a sua própria rede social, o chefe de Estado norte-americano afirmou que está a discutir "grandes transações de desenvolvimento económico que terão lugar entre os Estados Unidos e a Rússia".
"As conversações estão a correr muito bem", afirmou Trump.
Donald Trump também referiu um telefonema entre os líderes do G7 para assinalar o terceiro aniversário da guerra na Ucrânia e repetiu que o conflito "nunca teria começado" se Trump "fosse presidente".
"Todos expressaram o objetivo de ver a guerra terminar e sublinhei a importância do acordo vital sobre minerais críticos e terras raras entre os Estados Unidos e a Ucrânia, que esperamos que seja assinado muito em breve", lê-se ainda na mesma publicação do presidente dos Estados Unidos.
Trump disse que este acordo irá garantir que "o povo norte-americano recupere as dezenas de milhares de milhões de dólares e o equipamento militar enviado para a Ucrânia", ao mesmo tempo que ajudará a economia ucraniana a crescer.
A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e militar dos aliados ocidentais.
Leia Também: "Vitória". Marcelo saúda votações na AG da ONU sobre guerra da Ucrânia