A madrugada da passada quinta-feira, dia 14 de março, foi emocionante no Bioparc de Valência, em Espanha, com o nascimento de uma cria de elefante. As imagens são emocionantes.
É o segundo nascimento de um elefante africano naquele parque.
O parto ocorreu "às 2h14 e após um período de gestação de 651 dias", revela o Bioparc de Valência em comunicado.
"Nervosismo contido, cansaço acumulado, algum susto e silêncio absoluto da equipa técnica até que as câmaras mostraram o momento exato do nascimento", revela o jardim zoológico espanhol, revelando que foi um momento de grande "emoção" para todos.
As imagens mostram claramente o momento do parte da elefante Maja - conforme pode ver na galeria acima. E mais: é possível até ouvir-se o som do líquido amniótico a derramar no chão.
O sistema de câmaras foi utilizado para "assegurar um acompanhamento não intrusivo" e "facilitar o desenrolar natural do parto", assim como para "observar o comportamento da mãe" e verificar que o processo está a correr bem.
Os momentos após o nascimento também ficaram registados e mostram a rotina da recém-nascida - com "um comportamento completamente inato, mamando a pedido e seguindo instintivamente a mãe".
Para não alterar a rotina dos elefantes, os especialistas "só têm acesso às zonas interiores a partir das 7h00" e é necessário "manter todos os cuidados óbvios quando se trata da delicadeza de um recém-nascido", uma vez que "os primeiros dias de vida são sempre críticos".
"A equipa de cuidados com os animais mostra-se cautelosa, reforçando o protocolo e a vigilância intensa, pois a evolução nas primeiras horas e nos dias seguintes é fundamental", destaca ainda o parque.
Esta é uma espécie em vias de extinção que faz parte da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). O Bioparc de Valência alberga um grupo de um macho, seis fêmeas adultas, uma cria e a recém-nascida, que por agora ficará apenas nas instalações não visíveis pelo público com a mãe Maja.
Leia Também: Girafa dá à luz em zoo do Reino Unido. Há imagens (e são emocionantes)