Uma avalanche na estância de esqui suíça de Zermatt arrastou hoje diversas pessoas, informou a polícia do Cantão de Valais na rede social X (antigo Twitter). Segundo avançou posteriormente a agência de notícias Reuters, há pelo menos três pessoas desaparecidas.
"Pouco depois das 14h00 (...) desencadeou-se uma avalanche no setor fora de pista de Riffelberg (Zermatt). Várias pessoas foram arrastadas. Buscas em curso", divulgou a polícia, não acrescentando, até às 16h30 (17h30 locais), mais dados.
A forte queda de neve e os ventos muito fortes levaram as autoridades a alertar para o risco de avalanche nas regiões alpinas do sul da Suíça.
O perigo foi considerado elevado em algumas zonas dos cantões de Graubünden e Valais.
O Instituto de Investigação da Neve e das Avalanches (SLF) indicou hoje serem esperadas "avalanches espontâneas muito grandes e, nalguns casos, extremamente grandes".
Update: Video of avalanche in Zermatt that has buried multiple skiers. The ski resort is quite busy with Easter vacation and fresh snow. pic.twitter.com/FseAT2hPN8
— The Fall Of Rome (@LaCadutaDiRoma) April 1, 2024
Este inverno, 14 pessoas morreram em avalanches na Suíça, um número ligeiramente inferior à média de 17 mortes do período que termina em março.
A maioria das vítimas era praticante de esqui de fundo.
Os 14 mortos foram registados em 12 acidentes distintos, de acordo com o número provisório de mortos no inverno publicado em 27 de março pelo SLF.
[Notícia atualizada às 19h20]
Leia Também: Queda de neve isola mais de 6.000 pessoas no Norte de Itália