As três organizações já tinham sido declaradas "indesejáveis" em território russo pelo Ministério Público, mas hoje o Ministério da Justiça acrescentou-as oficialmente à lista.
De acordo com a agência noticiosa TASS, as organizações não-governamentais (ONG) classificadas como tal não estão autorizadas a operar na Rússia.
A Fundação para a Liberdade Boris Nemtsov foi criada em novembro de 2015 na Alemanha para preservar o legado da figura da oposição que dá nome à ONG e que foi morto a tiro no centro de Moscovo.
Após a sua morte, foram detidas cinco pessoas de origem chechena, embora várias organizações da sociedade civil assinalem que os responsáveis não foram levados a tribunal.
O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) condenou, em julho de 2023, que a investigação sobre a sua morte foi "insuficiente".
O dirigente político, que foi vice-primeiro-ministro da Rússia no final da década de 1990, opôs-se ao envio de tropas para a Ucrânia em 2014 e era muito crítico da corrupção na Chechénia.
A Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade foi fundada em 1958 por Theodor Heuss, o primeiro Presidente da República Federal da Alemanha, e tem por objetivo promover a liberdade, a educação e os direitos humanos.
O Centro Ucraniano para as Liberdades Civis, criado em 2007 para promover a democracia e a defesa dos direitos humanos na Ucrânia, foi galardoado com o prémio Nobel da Paz em outubro de 2022.
Esta ONG é dirigida pela advogada e ativista Oleksandra Matviichuk.
Leia Também: BBC confirma mais de 50.000 baixas russas mas admite número superior