Pyongyang "disparou um míssil não identificado no mar do Leste", nome dado pelas duas Coreias ao mar do Japão, afirmou o Estado-Maior Conjunto sul-coreano, que acrescentou estar a analisar o lançamento, incluindo a distância percorrida pelo míssil.
Também o Ministério da Defesa do Japão disse ter registado um "provável lançamento de míssil balístico" realizado pela Coreia do Norte, estando a recolher informações sobre se podia representar uma ameaça para o arquipélago.
Fontes do Governo japonês, citadas pela agência de notícias EFE, indicaram que o projétil já tinha caído em águas fora da Zona Económica Exclusiva nipónica por volta das 15:15 (07:15 em Lisboa).
Pyongyang não fez até ao momento qualquer comentário sobre este alegado lançamento.
No sábado, a Coreia do Norte tinha anunciado ter testado uma ogiva "muito grande" concebida para mísseis de cruzeiro, como o Hwasal-1 Ra-3, e um novo tipo de míssil antiaéreo, Pyoljji-1-2, de acordo com a agência estatal norte-coreana KCNA.
No início deste mês, Pyongyang afirmou ter testado um novo míssil hipersónico de combustível sólido com alcance médio a longo.
A Coreia do Norte continua a desenvolver programas de armamento, nomeadamente nuclear, apesar das sanções internacionais em vigor.
Desde o início do ano, o país definiu a Coreia do Sul como o "principal inimigo", encerrou as agências dedicadas à reunificação e ao diálogo intercoreano e ameaçou entrar em guerra por qualquer violação do território norte-coreano.
Leia Também: "Um pai amigável". Coreia do Norte lança música a elogiar Kim Jong-un