Exército iraquiano afasta tese de atentado na explosão numa base de milícias
O exército iraquiano concluiu hoje que a explosão que matou uma pessoa há três dias numa base militar do grupo miliciano pró-governamental Multidão Popular não foi um atentado, mas sim uma deflagração num depósito de munições e foguetes.
© Murtadha Al-Sudani / Pool/Anadolu via Getty Images
Mundo Iraque
Segundo um comunicado do exército, a investigação determinou que a explosão na base de Kalsu, na província iraquiana da Babilónia, ocorreu às 00h40 horas locais de sábado (22h40 de sexta-feira em Lisboa), quando um depósito de armas e munições explodiu, provocando vários incêndios e deixando uma grande cratera no local.
As forças armadas iraquianas informaram então que o acidente causou a morte de um membro da Multidão Popular - um grupo de milícias maioritariamente pró-iranianas, mas integrado de facto nas fileiras do exército -- e ferimentos em oito pessoas, incluindo um soldado.
Os meios de comunicação social iraquianos afirmaram inicialmente que a explosão tinha sido causada por um bombardeamento aéreo, numa altura de tensão acrescida no Médio Oriente devido ao fogo cruzado entre o Irão e Israel.
Além disso, várias milícias proeminentes da Multidão Popular também fazem parte da chamada Resistência Islâmica no Iraque, uma amálgama de grupos armados que lançaram cerca de 200 ataques contra alvos militares dos Estados Unidos em território iraquiano e sírio desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023.
O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) negou ter efetuado ataques aéreos no Iraque nesse dia, enquanto o relatório do exército iraquiano afirmava que "não houve qualquer movimento de aviões de combate ou 'drones' [aeronaves não tripuladas] em todo o espaço aéreo na província de Babilónia antes, durante e depois do momento da explosão".
No meio da confusão que se seguiu à explosão, um grupo armado não identificado atacou no dia seguinte, a partir do Iraque, uma base da coligação internacional antijihadista liderada pelos Estados Unidos na Síria.
Leia Também: Tropas dos EUA no oeste do Iraque atacadas sem vítimas ou danos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com