Na vila de Blesdijke, nos Países Baixos, há um castelo que se destaca na paisagem, mas desenganem-se aqueles que possam pensar que se trata de uma construção medieval. Na verdade, o castelo foi construído por Gerry Halman, um morador daquela localidade.
Tal como conta a AFP, Gerry Halman, de 76 anos, demorou 34 a construir o castelo, que se localiza no fundo do seu jardim e que está cheio de fantasia, uma vez que está decorado com cavaleiros, donzelas e até um dragão feito de metal reciclado.
A ideia surgiu em 1990. "Numa manhã de 1990, disse à minha mulher: 'Estou pronto. Tenho a imagem completa'", contou o homem à AFP.
Construir e mobilar o castelo, que ganhou o nome de 'Olt Stoutenburght', tornou-se na sua "paixão" e começou a viajar para encontrar os materiais de acordo com o que tinha idealizado. Assim, a obra, de 26 metros, conta com materiais provenientes de vários países, a maioria reciclados ou comprados em mercados de antiguidades.
O neerlandês não tinha qualquer experiência ou em construção, mas admitiu que se sentiu "obrigado" a avançar com o projeto, uma vez que sempre foi fã do mundo da fantasia.
Gerry lembrou que não foi fácil obter uma autorização de construção. "O autarca disse: 'Você está louco. Não é um construtor. Não tem nenhuma experiência em arquitetura e quer construir um castelo", recordou o homem, já reformado.
A insistência deu frutos e Gerry acabou mesmo por conseguir a autorização, com a condição de que a obra não poderia superar os 28 metros de altura.
Foi o neerlandês que financiou todo o projeto, mas admite que não sabe quanto já gastou até então.
"Nunca perguntes o preço de algo, porque nunca te atreverás a fazer", completou.
Veja as imagens na fotogaleria acima.
Leia Também: Mãe diz ao filho que não vai comer hambúrguer e a reação é hilariante