Aeroporto de Porto Príncipe reabre meses depois fechar devido à violência
O aeroporto internacional da capital do Haiti, Porto Príncipe, reabriu esta segunda-feira para voos comerciais, dois meses e meio depois de ter sido forçado a encerrar devido à violência de gangues.
© iStock
Mundo Haiti
Apenas uma companhia haitiana, a Sunrise Airways, anunciou até agora que retomou as suas ligações entre Miami, nos Estados Unidos, e Porto Príncipe.
Um voo com destino à Florida saiu do aeroporto Toussaint-Louverture esta segunda-feira à tarde, o primeiro desde o encerramento, destacou a Sunrise Airways à agência France-Presse (AFP).
Com bagagens nas mãos, os passageiros fizeram fila no balcão da empresa durante o dia.
A Sunrise Airways adiantou que os voos estavam programados para todas as segundas, quartas e sábados.
A companhia norte-americana American Airlines disse à AFP que os seus voos permanecem suspensos até 29 de maio devido à "agitação civil em Porto Príncipe".
"Continuaremos a monitorizar a situação com a segurança em mente e a ajustar as nossas operações conforme necessário", explicou a empresa.
O aeroporto Toussaint-Louverture está encerrado para voos comerciais desde o início de março, após ataques coordenados no final de fevereiro por gangues que afirmavam tentar derrubar o então primeiro-ministro Ariel Henry.
Este último, que entretanto se demitiu, não conseguiu regressar ao seu país depois de uma viagem ao Quénia, devido à insegurança em torno do aeroporto.
Desde então, um conselho presidencial de transição, que deve nomear um primeiro-ministro interino, detém as rédeas do país.
O Quénia irá em breve enviar agentes policiais para o Haiti, como parte de uma missão multinacional apoiada pela ONU para ajudar o país a combater a violência dos gangues que controlam a maior parte da capital.
Uma fonte oficial haitiana referiu à AFP que altos oficiais quenianos já tinham chegado ao Haiti em missão de reconhecimento.
Um primeiro contingente de tropas quenianas poderá ser destacado esta semana, coincidindo com uma visita de Estado do Presidente queniano William Ruto a Washington.
Leia Também: Motor de avião incendeia-se e obriga a aterragem de emergência. Ora veja
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com