A Rússia revelou que que a principal fonte de abastecimento de energia à central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia, controlada pela Rússia, não está a funcionar.
Não existe, no entanto, ameaça à segurança da central, garantiu o Kremlin, informando que a central está a ser abastecida por uma linha de reserva, segundo a agência de notícias Reuters.
De momento, os seis reatores da central de Zaporíjia, localizada perto da linha da frente do conflito na Ucrânia, não estão em funcionamento, mas a fonte de energia externa é fulcral para conseguir manter o material nuclear arrefecido, evitando eventuais acidentes.
As causas da quebra no fornecimento de energia estão a ser investigadas, disse a administração russa da central, assegurando que a mesma não causou nenhuma alteração no nível de radiação.
Eram 13h31 (11h31 em Portugal continental) quando a linha principal de energia 'Dniprovska', de 750 quilovolts (kV), foi abaixo, deixando a central dependente da linha de reserva 'Ferosplavnaya', de 330 kV.
Leia Também: Kyiv desmente tomada de localidade no sul reivindicada por Moscovo