Meteorologia

  • 30 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

Bielorrússia promete investigar morte de militar polaco na fronteira

As autoridades bielorrussas prometeram hoje iniciar uma investigação sobre a morte de um militar polaco por um imigrante na fronteira entre os dois países após receberem informação consistente de Varsóvia.

Bielorrússia promete investigar morte de militar polaco na fronteira
Notícias ao Minuto

15:57 - 07/06/24 por Lusa

Mundo Bielorrússia

O Comité estatal de fronteiras da Bielorrússia indicou em mensagem na rede social X que está "disposto" a investigar o sucedido e disse esperar que "as tragédias na fronteira cheguem ao fim".

"Deveria ser um lugar de cooperação civilizada em cumprimento dos tratados internacionais e de respeito pelos direitos humanos", assinalaram.

"A parte bielorrussa rejeita qualquer manifestação de agressão e violência contra o pessoal militar que vigia a fronteira estatal e sempre manifestou disponibilidade para um diálogo aberto e construtivo para encontrar soluções adequadas. O caso da morte do soldado polaco não é exceção", sublinhou.

Nessa perspetiva, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Anatoli Glaz, exortou a Polónia a "restaurar a total cooperação entre as suas forças de segurança", segundo informações emitidas pela agência noticiosa bielorrussa Belta.

O responsável pela diplomacia de Minsk transmitiu as suas "mais sinceras condolências aos familiares e amigos" do soldado polaco que morreu quando se encontrava de serviço na fronteira.

"Temos de restaurar os contactos normais na fronteira para que estas tragédias não voltem a repetir-se", assinalou.

Em 28 de maio, de acordo com a versão oficial, a vítima foi atacada com uma faca que lhe atingiu o peito, quando tentava impedir que um grupo de migrantes cruzasse a fronteira em direção à Polónia.

Segundo a mesma versão, terá sido também atingido por pedras quando estava a ser assistido por um guarda fronteiriço.

Nos últimos meses a situação na fronteira registou um significativo agravamento, apesar de as autoridades polacas denunciarem desde 2021 um aumento importante dos migrantes que tentam entrar no país, denunciando a permissividade, e mesmo conivência, do Governo bielorrusso.

Leia Também: Morreu militar polaco esfaqueado na fronteira com Bielorrússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório