Pilotos emitem 'Mayday' após voo ser atingido por granizo. Houve danos

Tudo aconteceu no voo OS434, de Palma de Maiorca, em Espanha, para Viena, na Áustria, no domingo, 9 de junho.

Notícia

© @aviationbrk / rede social X

Notícias ao Minuto
10/06/2024 14:12 ‧ 10/06/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Viena

Um Airbus A320 da Austrian Airlines, que tinha partido de Palma de Maiorca, Espanha, pousou em Viena, na Áustria, com o nariz desintegrado devido ao granizo que se fez sentir nas últimas etapas da viagem.

A violência do granizo foi tanta que danificou gravemente também a camada externa do para-brisas, "cegando" os pilotos e dificultando ainda mais a descida, noticia o Corriere della Sera. O avião pousou no aeroporto austríaco, sem relatos de feridos.

Tudo aconteceu no voo OS434, de Palma de Maiorca, em Espanha, para Viena, na Áustria, no domingo, 9 de junho. O Airbus A320 descolou do aeroporto da ilha às 15h56 (horário local), mas, ao sobrevoar Itália, encontrou turbulência e foi atingido por uma grande tempestade de granizo a cerca de 150 quilómetros a sudoeste de Viena. O comandante e o piloto declararam estado de emergência e solicitaram aterragem prioritária (o sinal 'Mayday').

O granizo, que não tinha sido previsto ou mesmo antecipado nos monitores de bordo, causou diversos danos: destruiu a camada externa das janelas da cabine (não houve perda de pressurização do avião), destruiu o nariz da fuselagem, onde está localizado o radar meteorológico, e também causou outros danos ao longo da fuselagem, embora não tenha desativado os controlos principais ou motores.

Em particular, o para-brisas partido no exterior "cegou" efetivamente os pilotos, que, no entanto, costumam aterrar no aeroporto austríaco utilizando o sistema de instrumentos "ILS", que lhes permite descer em condições de baixa visibilidade.

Após um breve passeio enquanto aguardava uma melhoria das condições climáticas e examinando cuidadosamente os controlos principais, o Airbus acabou por aterrar às 17h55 (horário local) na pista 11.

"Durante a aproximação a Viena, o avião acabou numa zona de tempestade que, segundo a tripulação de cabine, não era visível no radar meteorológico", explicou uma porta-voz da Austrian Airlines.

Segundo a companhia aérea, as primeiras informações dão conta que "o granizo danificou as duas janelas frontais da cabine do avião, o nariz do avião e alguns painéis". "Por causa dos danos, foi emitido o sinal de 'Mayday' ao aeroporto", concluiu.

Leia Também: Quatro feridos em queda de avião nos EUA. Aeronave pegou fogo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas