Roma, 13 jun 2024 (Lusa) - Os líderes do G7 comprometeram-se hoje a envidar "esforços para evitar uma escalada" no Médio Oriente, afirmou a primeira-ministra italiana no primeiro de três dias da cimeira dos sete países mais industrializados que decorre em Itália.
"Concordámos em não poupar esforços para evitar uma escalada e [ter] uma solução política duradoura para a crise, com o objetivo de 'dois povos, dois Estados'", disse Giorgia Meloni, numa breve declaração num hotel em Borgo Egnazia, Apúlia, no sul de Itália, que acolhe a reunião magna dos líderes políticos de Itália, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido e Japão.
Nesse sentido, o G7 apoiou de forma unânime o plano do Presidente norte-americano, Joe Biden, para resolver o conflito na Faixa de Gaza, desencadeado pelo ataque em 07 de outubro de 2023 do movimento islamita palestiniano Hamas contra Israel, que retaliou.
"Confirmo o apoio unânime à proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo, a libertação dos reféns e a proteção da população", acrescentou a chefe do Governo italiano.
Leia Também: Zelensky agradece atribuição de 50 mil milhões de dólares pelo G7