Ronaldo, uma jiboia-arco-íris de 1,8 metros, tinha sido declarada "macho" há nove anos por um veterinário, no entanto, agora, deu à luz 14 bebés e chocou os tratadores.
Ao que noticia a Sky News, a cobra não teve qualquer contacto com outras cobras, tendo passado os últimos dois anos no City of Portsmouth College, em Portsmouth, Inglaterra. No entanto, durante uma visita, um estudante descobriu que Ronaldo tinha dado à luz 14 cobras bebés.
"No início pensámos que se tinha enganado. Não podíamos acreditar nos nossos olhos. Um dos estudantes descobriu-as durante uma inspeção de rotina ao viveiro", afirmou a técnica de cuidados com animais Amanda McLeod.
Peter Quinlan, especialista em répteis, explicou que o nascimento se deveu ao fenómeno raro da partenogénese, que se trata de uma forma natural de reprodução assexuada, em que os embriões se desenvolvem sem fertilização.
Sabe-se que ocorre nas plantas e em alguns animais, mas Peter Quinlan esclareceu que a gravidez de Ronaldo foi apenas a terceira a ser documentada numa serpente em cativeiro da sua espécie em todo o mundo.
"Há 50 anos que crio cobras e nunca vi isto acontecer antes. Na verdade, os bebés são clones da mãe, embora as suas marcas sejam ligeiramente diferentes", referiu.
Segundo o especialista, "Ronaldo parecia um pouco mais gordo do que o habitual, como se tivesse comido uma grande refeição, mas nunca pensámos que ele, ou melhor, ela, estivesse grávida".
Quinlan tem agora a tarefa de tentar descobrir o sexo das cobras bebés, enquanto prepara um recinto para cada uma delas e tenta encontrar-lhes novos lares.
Leia Também: Cobra venenosa encontrada entre peluches em cama de criança