"Está em vigor uma redução de 50% da capacidade na região de Genebra. A situação está a ser alvo de acompanhamento e avaliação de forma contínua", afirmou hoje a empresa de controlo do tráfego aéreo Skyguide, num comunicado.
"Após uma inundação na cave do centro de controlo de tráfego aéreo suíço em Genebra, o sistema de refrigeração voltou a funcionar após cerca de duas horas. Evitou-se assim o risco de sobreaquecimento dos sistemas de controlo de tráfego aéreo", explicou a Skyguide.
A empresa não deu até ao momento qualquer indicação de quando é que a situação poderá regressar ao normal.
Por seu turno, o aeroporto de Genebra, cujo tráfego é interrompido à noite e retoma às 06h00 locais (05h00 em Lisboa), pediu aos passageiros que verificassem se os seus voos foram afetados antes de se dirigirem para o aeroporto, numa mensagem na rede social X (antigo Twitter).
De acordo com a aplicação de tráfego aéreo Flightradar24, um voo da companhia aérea easyJet vindo do Porto, que deveria aterrar em Genebra às 09h00 (08h00 em Lisboa), foi cancelado, assim como o voo de regresso à cidade portuguesa, às 10h00 (09h00 em Lisboa).
Pelo contrário, um voo da easyJet vindo de Lisboa deverá aterrar em Genebra, como previsto, às 10h30 (09h30 em Lisboa), referiu o Flighradar24.
De acordo com o portal do aeroporto de Genebra, a infraestrutura tem voos regulares de ligação a Lisboa, Funchal, Faro e Porto, operados pelas companhias aéreas TAP Portugal, easyJet e Swiss International Air Lines
Leia Também: Avião de Julian Assange partiu das Ilhas Marianas rumo à Austrália