Os dois estadistas vão reunir-se no gabinete da Presidência de Moçambique, no âmbito da visita que José Ramos-Horta realiza ao país até domingo.
"Durante o encontro, os Presidentes de Moçambique e Timor-Leste vão abordar assuntos de interesse mútuo que visam o reforço e aprofundamento das relações históricas de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países e povos", lê-se no comunicado da Presidência moçambicana.
Ainda hoje, o chefe de estado timorense reúne-se também com a presidente da Assembleia da República de Moçambique, Esperança Bias, refere-se numa outra nota do parlamento moçambicano.
José Ramos-Horta visita pela primeira vez Moçambique desde que tomou posse em 2022.
Durante a estadia em Moçambique, Ramos-Horta vai também colocar uma coroa de flores na Praça dos Heróis, receber a chave da cidade, apresentar uma palestra na Universidade Eduardo Mondlane sobre "Timor-Leste, a região e o mundo" e visitar o Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Depois de Moçambique, o chefe de Estado de Timor-Leste segue para Angola, numa visita que realiza entre a segunda-feira e quarta-feira, também para reforçar as relações bilaterais e da cooperação no âmbito da CPLP.
Leia Também: Polícia moçambicana trava tentativa de tráfico de duas pessoas