Pelo menos 10 pessoas foram diagnosticadas com botulismo após terem ingerido uma conserva caseira de nopales, em Fresno, no estado norte-americano da Califórnia. Duas irmãs continuam internadas nos cuidados intensivos, segundo adiantaram as autoridades de saúde pública locais, na sexta-feira.
Uma das jovens foi submetida a uma traqueostomia, um procedimento para criar um tubo de respiração no pescoço, na sequência de complicações respiratórias causadas pela doença, noticiou a NBC News.
"Estou no condado há 26 anos e esta é a primeira vez que temos um surto de botulismo de origem alimentar", confessou a especialista em doenças do Departamento de Saúde Pública de Fresno, Norma Sanchez, em conferência de imprensa.
Inicialmente, os profissionais de saúde deram alta a duas pessoas que se sentiram mal, julgando que estavam apenas com tonturas. Contudo, uma investigação em grande escala, que incluiu examinar o lixo da família e entrevistar os presentes na festa, permitiu apurar que as 10 pessoas estavam com botulismo.
Os nopales terão sido conservados em maio, de acordo com as autoridades.
Uma vez que o surto ficou circunscrito a membros da mesma família, nenhum produto foi retirado do mercado.
Leia Também: Rússia. Homem morre e dezenas continuam internadas em surto de botulismo