Israel declara onze 'kibbutz' perto de Gaza como "zona militar"

O Exército de Israel declarou zona militar vários 'kibbutz' situados perto da Faixa de Gaza, cujos acessos ficarão interditados, indica um comunicado divulgado hoje. 

Notícia

© EYAD BABA/AFP via Getty Images

Lusa
16/07/2024 11:12 ‧ 16/07/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

De acordo com a nota que foi transmitida através do portal oficial das Forças Armadas, a medida vai abranger, além das zonas residenciais dos 'kibbutz', as áreas de cultivo alertando que o "acesso fica proibido" e apenas autorizado após "coordenação prévia".

 

A imposição entrou em vigor na última madrugada e afeta os 'kibbutz' (comunidades rurais de inspiração socialista) de Netiv HaAsara, Kfar Aza, Nahal Oz, Kisufim, Ein HaSlosha, Nirim, Nir Oz, Nir Yitzhak, Sofa y Hulit.

O primeiro kibbutz foi estabelecido em 1909, em Kniret, Galileia, antes do estabelecimento do Estado de Israel de Israel, em 1949. 

Até ao momento as autoridades políticas de Israel não se pronunciaram sobre a medida imposta pelos militares. 

Os representantes dos kibbutz situados perto do enclave palestinianos ainda não se pronunciaram, sendo que não há detalhes sobre a forma de permanência dos habitantes das comunidades israelitas (kibbutzim), após a implementação da medida.

No dia 07 de outubro de 2023 o grupo islamita palestiniano Hamas atacou território israelita, incluindo os 'kibbutz' Beeri e o Kfar Aza, provocando a morte a 1.200 pessoas.

A resposta militar de grande envergadura de Israel contra Gaza fez até ao momento 38.600 mortos, de acordo com o Hamas que controla o enclave.  

Leia Também: Blinken conversa com conselheiro de Netanyahu sobre cessar-fogo em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas