"Boa notícia" ou "catástrofe"? As reações à reeleição de Von der Leyen

A alemã Ursula Von der Leyen foi reeleita para liderar a Comissão Europeia por mais cinco anos e, entre críticas ao trabalho anterior e "ansiedade" por trabalhar com esta, aqui ficam as reações.

Notícia

© FREDERICK FLORIN/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
18/07/2024 16:53 ‧ 18/07/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Ursula von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen foi reeleita para o cargo esta quinta-feira, 'fechando' assim os altos cargos da União Europeia (UE).

 

A 'luz verde' para um segundo mandato da alemã, para mais mais cinco anos, contou com 401 votos favoráveis dos eurodeputados na votação em plenário em Estrasburgo, acima dos 360 necessários.

A votação ocorreu na primeira sessão plenária da nova legislatura da assembleia europeia, com a política de centro-direita a ter, para além dos 401 votos favoráveis, 284 contra, 15 abstenções e sete inválidos.

Von der Leyen reeleita presidente da Comissão Europeia

Von der Leyen reeleita presidente da Comissão Europeia

Von der Leyen foi reeleita presidente da Comissão Europeia.

Notícias ao Minuto com Lusa | 13:14 - 18/07/2024

E as reações? Do "mandato catastrófico" à "boa notícia"

De políticos portugueses a ex-membros da UE, como o Reino Unido, as reações à reeleição não tardaram a chegar.

António Costa, recentemente eleito para presidente do Conselho Europeu, felicitou a colega, escrevendo na rede social X (antigo Twitter): "Muitos parabéns a Von der Leyen pela sua reeleição, com base numa maioria muito abrangente. Esta é uma boa notícia para a Europa e para os europeus. Será um gosto trabalharmos em equipa pela Europa", refere o antigo primeiro-ministro de Portugal.

Também a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, reconduzida ao cargo na terça-feira, parabenizou Ursula von der Leyen.

Também a recentemente eleita chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, felicitou Ursula von der Leyen. "Estou muito feliz pela reeleição, Ursula von der Leyen. Apesar de todas as crises, a tua excelente liderança aproximou-nos e fortaleceu a Europa. És a pessoa certa para o cargo", escreveu na rede social X (antigo Twitter).

A presidente dos liberais no Parlamento Europeu felicitou Ursula Von der Leyen pela reeleição enquanto presidente do executivo comunitário, mas alertou que vai "monitorizar de perto" o cumprimento das promessas feitas. "Parabéns a Ursula Von der Leyen que acabou de ser reeleita presidente da Comissão Europeia. O roteiro do Renovar a Europa vai estar no coração do próximo programa de trabalho do executivo europeu. Os nosso valores também. Vamos monitorizar [o trabalho da Comissão] de perto", escreveu Valérie Hayer.

A Esquerda no Parlamento Europeu (PE) considerou hoje que o mandato de Ursula Von der Leyen enquanto presidente da Comissão Europeia "foi catastrófico" e que a sua reeleição só vai contribuir para o crescimento da extrema-direita.


A presidente dos Socialistas & Democratas alertou que o voto favorável à reeleição de Ursula Von der Leyen para a Comissão Europeia "não é um cheque em branco", exigindo um "cunho social" nos próximos cinco anos.

"S&D decidiu votar favoravelmente a indicação de Ursula Von der Leyen para a próxima Comissão Europeu [enquanto presidente]. O nosso voto não é um cheque em branco", escreveu Iratxe García, pouco depois da votação.

Já a delegação ao Parlamento Europeu dos Irmãos de Itália, partido da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, votou em bloco contra a reeleição de Ursula Von der Leyen.

Irmãos de Itália de Meloni votaram contra reeleição de Von der Leyen

Irmãos de Itália de Meloni votaram contra reeleição de Von der Leyen

A delegação ao Parlamento Europeu dos Irmãos de Itália, partido da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, votou hoje em bloco contra a reeleição de Ursula Von der Leyen, reconduzida na presidência da Comissão Europeia com uma margem confortável.

Lusa | 15:27 - 18/07/2024

Os Verdes felicitaram Von der Leyen, pela recondução no cargo, esperando que a líder comunitária cumpra as promessas ambientais assumidas, nomeadamente no Pacto Ecológico.

O líder do grupo de centro-direita PPE no Parlamento Europeu, Manfred Weber, considerou que a recondução da sua correligionária Ursula Von der Leyen para um novo mandato à frente da Comissão Europeia reforça a Europa democrática.

Já a bloquista Catarina Martins, recentemente eleita eurodeputada, criticou esta reeleição. "Uma estranha aliança de Direita, Conservadores, Liberais, Socialistas e Verdes acaba de reconduzir a Presidente da Comissão que continua a apoiar o genocídio em Gaza e acaba de ser condenada por ocultar informação sobre contratos com farmacêuticas", começou por escrever.

A antiga líder do Bloco de Esquerda aponta ainda que von de Leyen "promete desviar milhões para a indústria militar em vez de construir caminhos para a paz. Promete restringir as políticas públicas com as novas regras de governação económica em vez de investir na habitação e serviços públicos".

"Obviamente, não teve o meu voto", apontou.

E 'fora' de Bruxelas?

O presidente ucraniano desejou sucesso no "reforço da unidade" da União Europeia, que tem a guerra da Rússia contra a Ucrânia à sua porta.

"Desejo à presidente von der Leyen sucesso na obtenção de resultados para todos os europeus e no reforço da unidade, defesa e poder económico da UE", afirmou Volodymyr Zelensky na rede social X.

secretário-geral cessante da NATO, Jens Stoltenberg, congratulou Von der Leyen pela reeleição enquanto presidente da Comissão Europeia, considerando que a "parceria estratégica" com a União vai "fortalecer a segurança" além da Europa.

Já o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, recorreu também às redes sociais para felicitar Von der Leyen, dizendo-se "ansioso para trabalhar estreitamente" com Bruxelas, depois do 'Brexit'.

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, felicitou também Ursula Von der Leyen e prometeu continuar a ser um "parceiro leal e construtivo" da chefe do executivo comunitário.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, descreveu hoje a reeleição da compatriota Ursula Von der Leyen para presidente da Comissão Europeia como uma demonstração da capacidade de ação da União Europeia (UE) em "tempos difíceis".

Alemanha saúda reeleição de von der Leyen na Comissão Europeia

Alemanha saúda reeleição de Von der Leyen na Comissão Europeia

O chanceler alemão, Olaf Scholz, descreveu hoje a reeleição da compatriota Ursula Von der Leyen para presidente da Comissão Europeia como uma demonstração da capacidade de ação da União Europeia (UE) em "tempos difíceis".

 Lusa | 14:26 - 18/07/2024

Já Emmanuel Macron, escreveu: "Por uma Europa mais soberana, mais próspera e competitiva, mais democrática, parabéns cara Ursula von der Leyen".

Também o Governo português já reagiu à reeleição. "Estou absolutamente seguro que, depois de cinco anos de experiência, Ursula von der Leyen compreendeu bem que a aposta na relação com África é estratégica para a Europa. Sem essa aposta, nenhum dos dois continentes está bem, os dois estarão mal", disse o ministério dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel em declarações à imprensa portuguesa em São Tomé.

Reeleição de Ursula von der Leyen

Reeleição de Ursula von der Leyen "importante" para relação UE-África

A reeleição de Ursula von der Leyen como Presidente da Comissão Europeia é muito importante para a relação da União Europeia com África e o projeto europeu, afirmou hoje, em São Tomé, o ministro Português dos Negócios Estrangeiros.

Lusa | 16:55 - 18/07/2024

Leia Também: Ursula Von der Leyen, a conservadora que demonstrou o seu peso político

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas