Nos últimos dias, cerca de 6 mil idosos de Córdoba têm sido informados sobre o aumento das temperaturas. Entre os conselhos para se protegerem do sol, é-lhes também oferecida a possibilidade de se dirigirem a um abrigo climático, caso a Junta de Andaluzia ative o alerta sanitário para temperaturas elevadas.
Segundo o Telecinco, caso tal aconteça, as ambulâncias e os táxis irão buscar os idosos para os levar para o centro de participação ativa dos idosos de Huerta de la Reina, que, excecionalmente, cuidará dessas pessoas.
Para o efeito, o local foi adaptado com sofás e funcionários que atenderão os idosos de acordo com as suas necessidades.
Das nove da manhã às nove da noite, as pessoas mais vulneráveis podem ficar no edifício, onde também recebem pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. Durante o tempo em que ali estiverem, ao abrigo das altas temperaturas, ser-lhes-ão proporcionadas atividades de lazer.
Esta não é a primeira vez que o Departamento de Serviços Sociais da Câmara Municipal de Córdoba instala este dispositivo, uma vez que foi ativado há dois anos, durante o verão de 2022. No entanto, no ano passado, apesar de também se terem registado episódios de muito calor, nenhum idoso o solicitou.
Leia Também: Posso faltar ao trabalho durante onda de calor? Conheça os seus direitos