A polícia do estado de Illinois, nos EUA, partilhou, esta segunda-feira, imagens de uma câmara corporal (bodycam) que mostram o momento que um dos seus agentes disparou fatalmente contra uma mulher afro-americana.
A vitima foi morta dentro da sua própria casa, depois de ter chamado a polícia, alegando que havia um intruso nos arredores.
As imagens mostram dois agentes a conversarem calmamente com Sonya Massey, de 36 anos, até que começa uma breve discussão por causa de uma panela de água a ferver.
O agente ameaça disparar contra a mulher se esta não largar o tacho, afirmando temer que esta atirasse o mesmo contra si.
O homem acabar por disparar fatalmente contra a mulher.
GRAPHIC: Cop shoots Sonya Massey for holding a pot of steaming water, afterwards falsely claiming she “came at me with boiling water.” pic.twitter.com/FLl4oywdEH
— The Civil Rights Lawyer (@johnbryanesq) July 22, 2024
O agente Sean Grayson foi acusado de homicídio e as imagens foram partilhadas no âmbito do seu julgamento.
O caso volta a agitar a polícia norte-americana tendo Joe Biden reagido já ao acontecimento. O presidente dos EUA emitiu um comunicado onde se confessou "destroçado" com a morte da mulher e exigiu que a família da vítima "merece justiça".
Leia Também: "Solidariedade". Autarca de Estremoz repudia apedrejamento de bombeiros