Surto de peste detetado na Grécia (animais foram enterrados vivos)

A peste de pequenos ruminantes não representa um perigo para os humanos, apesar de ser extremamente contagiosa para ovelhas e cabras.

Notícia

© Kiran Ridley/Getty Images

Notícias ao Minuto
25/07/2024 19:59 ‧ 25/07/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Animais

Várias ovelhas foram enterradas vivas numa tentativa de controlar um surto de peste de pequenos ruminantes na região de Tessália, na Grécia.

 

De acordo com a agência France-Presse (AFP), o veterinário responsável por esta ação foi despedido.

"Recebemos uma queixa que dava conta de que animais estariam a ser enterrados vivos no processo [de controlo da doença]", explicou o governador da região, Dimitris Kouretas.

"Isto merece uma investigação mais aprofundada. Por isso mesmo, substitui o veterinário" em questão, acrescentou o responsável.

Segundo as autoridades, especialistas tentam conter um surto desta peste bovina e caprina que foi detetado este mês perto da cidade de Trikala.

A doença é conhecida por peste de pequenos ruminantes e é altamente contagiosa para ovelhas e cabras, mas não afeta os humanos. Também a carne e o leite dos animais serão seguros para consumo, garantiram os especialistas.

O ministério da Agricultura grego referiu que esta foi a primeira vez que a doença foi detetada no país e que mais de 2.400 animais foram abatidos desde que o primeiro caso foi detetado, a 11 de julho, perto da cidade de Kalabaka.

Leia Também: Suinicultores obrigados a declarar porcos em agosto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas