Arménia assume controlo total de aeroporto após saída de guardas russos

Os guardas de fronteiras russos deixaram de prestar serviço no aeroporto internacional Zvartnots, em Erevan, na Arménia, onde estavam destacados desde a queda da União Soviética (URSS).

Notícia

© Reuters

Lusa
31/07/2024 16:11 ‧ 31/07/2024 por Lusa

Mundo

Arménia

O dia 01 de agosto é o prazo final para a sua permanência, embora a retirada, acordada meses antes pelos líderes dos dois países, tenha ocorrido com alguma antecedência, segundo a agência de notícias EFE.

 

"O Serviço de Segurança Nacional da Arménia tomou as medidas necessárias para atrair forças adicionais para um controlo adequado da fronteira em Zvartnots, devido à retirada dos guardas de fronteiras da Rússia", informaram as autoridades arménias dias antes da partida dos russos do aeroporto.

Essa retirada reflete a tensão progressiva das relações entre Erevan e Moscovo, após a guerra em Nagorno-Karabakh, vencida pelo Azerbaijão, um inimigo antigo da Arménia.

A Arménia queixou-se repetidamente da inação da Rússia, o seu principal aliado militar, em resposta aos seus pedidos de ajuda, incluindo depois da guerra (2023), quando as tropas do Azerbaijão entraram em território arménio.

A primeira questão sobre a presença de guardas fronteiriços russos na Arménia foi levantada pelo presidente da Assembleia Nacional arménia, Alen Simonian, em fevereiro último.

Simonian atacou os militares russos, alegando que não protegeram o seu país contra a ofensiva do Azerbaijão.

Um mês depois, o Governo arménio anunciou oficialmente que iria solicitar a retirada das tropas russas, garantindo que o serviço de guarda de fronteiras da Arménia tem atualmente a experiência necessária para lidar com a segurança no aeroporto sem a sua ajuda.

Mais tarde, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, confirmou a notificação formal da Arménia. Entretanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo criticou a medida, referindo que Erevan corre o risco de infligir "danos irreparáveis" às relações russo-arménias e colocar em perigo a segurança do seu país.

A decisão de retirada estende-se também a todas as tropas russas instaladas em diferentes regiões da Arménia durante e após a guerra de 2020 em Nagorno-Karabakh.

Leia Também: Exercícios militares Arménia-EUA iniciam-se pelo segundo ano consecutivo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas