"No final da tarde de ontem [sábado], a Guarda Costeira recebeu um pedido de ajuda de uma pessoa que informou que se encontrava, juntamente com outros migrantes de nacionalidade declarada síria, egípcia e bangladechiana, a bordo de uma embarcação a cerca de 17 milhas a sudeste de Siracusa", refere-se num comunicado citado pela agência noticiosa Efe.
"Durante as operações de busca e salvamento, por razões atualmente desconhecidas, os ocupantes do barco acabaram por cair na água quando o barco-patrulha se aproximou. Trinta e quatro pessoas foram rapidamente resgatadas pelo barco-patrulha e rapidamente transferidas para o porto de Siracusa", acrescentam as autoridades italianas.
Das 34 resgatadas, uma delas morreu à chegada ao porto, enquanto a segunda morreu ao chegar ao hospital, decorrendo ainda uma busca por um desaparecido que se encontrava na embarcação, entretanto afundada.
Ainda em Itália, a embarcação Louise Michel, do artista Banksy, resgatou 21 pessoas e chega hoje a Pozzallo, na Sicília.
Já o navio dos Médicos Sem Fronteiras, o Geo Barents, dirige-se com 73 migrantes para Ravena, no centro, ao passo que o barco da ONG SOS Mediterranee chegou no sábado a Ancona com 196 migrantes.
Desde janeiro, chegaram a Itália cerca de 34.000 migrantes, um número que continua abaixo do registado no período homólogo de 89.000.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que desde o início do ano e até 27 de julho tenham morrido 408 pessoas nesta zona.
Também durante a madrugada, o Serviço Marítimo da Guarda Civil espanhola resgatou 37 pessoas, a sudoeste da ilha de Formentera.
Esta embarcação junta-se a outras três que chegaram a Formentera no sábado, com 87 pessoas a bordo.
Desde o início do ano que chegaram pelo menos 150 pequenas embarcações às Baleares, com 2.013 pessoas, segundo uma contagem da Efe.
Em 2023, chegaram à ilha 128 embarcações com 2.278 migrantes.
Leia Também: Polícia Marítima resgata 8 migrantes a sul da ilha de Sardenha em Itália