O Hezbollah lançou uma série de ataques com drones e foguetes contra o norte de Israel, esta terça-feira. Avisou, contudo, que a tão esperada retaliação pela morte de um comandante de topo, na semana passada, ainda está para vir.
As forças armadas israelitas afirmaram que foram identificados vários drones hostis a atravessar o Líbano e que um deles foi intercetado.
O exército israelita informou ainda que vários civis ficaram feridos a sul da cidade costeira de Nahariya.
Recorde-se que os receios em relação à escalada de tensão no Médio Oriente tem vindo a aumentar depois de o Hezbollah ter prometido vingar o assassinato do comandante Fuad Shukr, e do Irão ter prometido dar resposta ao ataque que, na semana passada, matou o chefe do grupo militante palestiniano Hamas.
As tensões no Médio Oriente aumentaram após o assassinato, em 31 de julho, do líder político do grupo islâmico Hamas, Ismail Haniyeh, num ataque ao seu alojamento em Teerão, que as autoridades iranianas atribuem a Israel.
O líder supremo do Irão, o aiatolá Ali Khamenei, ameaçou vingar o assassinato e, na segunda-feira, a Guarda Revolucionária Iraniana alertou que Israel "está a cavar a sua cova".
Por sua vez, o líder do grupo xiita libanês Hezbollah, Hasan Nasrallah, ameaçou responder fortemente ao bombardeamento israelita nos arredores de Beirute que matou o seu principal líder militar, Fuad Shukr, em 30 de Julho.
[Notícia atualizada às 13h05]