A Rússia está a enviar sistemas de defesa aérea para o Irão, numa altura em que este prepara um ataque iminente contra Israel, de acordo com funcionários de Teerão.
O New York Times foi informado por dois funcionários iranianos, um dos quais membro das forças armadas do país, que a Rússia começou a entregar equipamento de defesa aérea.
Embora não se saiba exatamente qual o equipamento solicitado pelo Irão, este país já possui vários sistemas de defesa aérea S-300 de fabrico russo.
Recorde-se que ainda esta segunda-feira o chefe do Conselho de Segurança Nacional da Rússia, Sergey Shoigu, disse em Teerão que o seu país "está pronto para uma cooperação abrangente com o Irão em questões regionais".
Estas declarações foram feitas num encontro com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, o major-general Mohammad Baqeri, em que foram discutidos os desenvolvimentos regionais e a cooperação bilateral em questões de segurança e projetos comerciais, informou a IRNA.
Baqeri, por sua vez, destacou que "As relações entre o Irão e a Rússia são estratégicas, profundas e de longo prazo", disse o alto funcionário militar iraniano, que também saudou a cooperação tripartida com a China.
Leia Também: Rússia pronta para cooperação global com o Irão sobre questões regionais