O Jardim Zoológico de San Diego, no estado norte-americano da Califórnia, prepara-se para apresentar oficialmente um casal de pandas gigantes. Segundo recorda a imprensa local, trata-se de um marco não só para os visitantes do zoo, mas também para as relações de décadas entre os Estados Unidos e a China.
"É um momento muito emocionante para o jardim zoológico. Nenhuma outra espécie encarna tanto a missão de conservação quanto os pandas gigantes", disse Megan Owen, responsável do zoo, citado pela CBS News.
Os novos residentes do Jardim Zoológico de San Diego são Yun Chuan, um macho de cinco anos, e Xin Bao, uma fêmea de quatro anos. O objetivo é sejam os pais da próxima geração, dando início a uma nova era de relações pacíficas entre pandas.
Yun Chuan “é um fã de comida”, contou Owen, acrescentando que “todos os pandas adoram a sua comida, mas ele adora mesmo o seu bambu”.
O panda tem ainda "profundas ligações" à Califórnia, segundo a associação, uma vez que a sua mãe, Zhen Zhen, nasceu no mesmo zoo em 2007.
Os pandas, que foram os primeiros a entrar nos Estados Unidos em 21 anos, chegaram ao país no passado dia 27 de junho e têm estado a habituar-se ao zoo desde então. Amanhã, quinta-feira, será a sua apresentação oficial.
Recorde-se que os Estados Unidos têm pandas gigantes desde 1972, quando o então presidente Richard Nixon ganhou um par - Hsing-Hsing e Ling-Ling - do presidente do Partido Comunista Chinês, Mao Zedong, em troca de um par de bois almiscarados do Ártico.
Desde 1984, as organizações chinesas de vida selvagem começaram a emprestar pandas a outros países, em vez de os presentear, no interesse da conservação dos animais.
Pode ver, na galeria acima, um vídeo dos pandas que se preparam para ser apresentados do Jardim Zoológico de San Diego.
Leia Também: Casal de pandas gigantes chinês está a adaptar-se ao zoo de San Diego