Pelo menos 12 migrantes morreram, esta terça-feira, após o barco onde seguiam ter naufragado quando atravessavam o Canal da Mancha em direção a Inglaterra. De acordo com o ministro do Interior de França, Gerald Darmanin, as operações de busca continuam para encontrar duas pessoas que estão desaparecidas.
"Terrível naufrágio em Pas-de-Calais, ao largo de Wimereux. O balanço provisório é de 12 mortos, dois desaparecidos e vários feridos. Todos os departamentos governamentais estão mobilizados para encontrar os desaparecidos e cuidar das vítimas", anunciou o ministro na rede social X, acrescentando que irá visitar o local do naufrágio ainda esta terça-feira.
O jornal francês Le Figaro, que cita um balanço provisório das autoridades, o barco naufragou ao final da manhã com mais de 60 pessoas a bordo. Várias dezenas foram resgatadas por um navio que avistou o barco.
Terrible naufrage dans le Pas-de-Calais, au large de Wimereux. Le bilan provisoire s’élève à 12 personnes décédées, 2 disparus et plusieurs blessés. Tous les services de l’État sont mobilisés pour retrouver les disparus et prendre en charge les victimes. Je me rends auprès des…
— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) September 3, 2024
Trata-se do naufrágio mais mortífero desde o início de 2024, ano em que as 25 pessoas perderam a vida desde janeiro em travessias no Canal da Mancha.
De acordo com dados do governo britânico, mais de 2.000 pessoas chegaram à Grã-Bretanha em pequenos barcos nos últimos sete dias. Ainda na semana passada, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciaram um acordo para aumentar a cooperação bilateral na luta contra a imigração ilegal.
Nos últimos anos, a imigração irregular de França para as costas do Reino Unido tornou-se uma causa de tensão entre Paris e Londres, embora a implementação de novos acordos de cooperação, como as patrulhas conjuntas, tenha melhorado a situação desde o ano passado.
Pode ver, na galeria acima, imagens das operações de resgate.
Leia Também: Pelo menos 10 migrantes morreram em naufrágio no Canal da Mancha