"Esta ponte constitui um elemento crucial de viabilização da comercialização agrícola e da promoção do agroprocessamento" local, declarou Filipe Nyusi, durante a inauguração da infraestrutura.
A ponte, entre os distritos de Nipepe (Niassa) e Lalaua (Nampula), foi financiada pela DH Mining Development Limited, uma empresa chinesa que esta a montar uma fábrica de processamento primário de grafite no distrito de Nipepe, na província do Niassa, no Norte de Moçambique.
A ponte também vai facilitar as ligações para o escoamento de produtos provenientes de regiões do Niassa pelo Porto de Nacala (Nampula), o maior porto natural de águas profundas da costa oriental africana, defendeu Filipe Nyusi.
"Aproveito o ensejo para enaltecer o papel desempenhado pela empresa DH Mining Development Limited pelo apoio na construção desta infraestrutura, significando uma parceria pública provada acertada na edificação de infraestruturas que também servem os interesses do empresarial, tendo em consideração a natureza crítica da logística na cadeia de valor do setor extrativo", declarou.
A fábrica da DH Mining Development Limited está a ser montada há três anos no interior da província de Niassa e espera-se que comece a operar no final do ano, num investimento de cerca de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros).
Leia Também: Lutero Simango promete acabar com "roubo do dinheiro do Estado"