Uma apoiante do antigo presidente Donald Trump que lançou rumores de que imigrantes haitianos tinham roubado e comido a sua gata, no final de agosto, encontrou o animal escondido na cave da sua residência, em Springfield, no Ohio.
Anna Kilgore apresentou queixa junto das autoridades, tendo o seu caso ganhado proporções a nível nacional. Contudo, a ‘bichana’, chamada Miss Sassy, estava escondida na cave da mulher.
Depois de se ter apercebido do erro, a mulher usou uma aplicação de tradução para pedir desculpa aos seus vizinhos haitianos, de acordo com o The Wall Street Journal.
“Foi um erro”, disse Kilgore à imprensa.
Ainda assim, o pedido de desculpas pouco fez para apaziguar os ânimos e o medo já infligido à comunidade haitiana de Springfield, sendo que alguns consideram a possibilidade de deixar a região.
A picture of Miss Sassy, the cat that launched a million tweets, has just dropped in @wsj. Icymi @Kris_Maher’s story: https://t.co/y2XyQwRY1t (credit: Anna Kilgore) pic.twitter.com/UIe2CeZV5H
— John W. Miller (@jwmjournalist) September 18, 2024
É que, recorde-se, o relato de Kilgore foi arremessado tanto por Trump, como pelo seu candidato a vice-presidente, J.D. Vance, para corroborar as afirmações de que os imigrantes estava a comer animais de estimação em Springfield.
"Em Springfield, comem cães, as pessoas que vêm comem gatos. Comem os animais de estimação das pessoas", disse o antigo presidente, durante o debate com a atual vice-presidente, Kamala Harris.
Estas declarações foram desmentidas pelas autoridades e até pelo governador republicano do Ohio, Mike DeWine, mas continuaram a circular. De facto, a cidade chegou a ser alvo de ameaças de bomba.
Saliente-se que os cerca de 15 mil cidadãos provenientes do Haiti começaram a chegar legalmente em 2020, sob o ‘Immigration Parole Program’, que dá asilo a migrantes que fogem da violência nos seus países.
Leia Também: Springfield alvo de ameaças de bomba após declarações (falsas) de Trump