"Um total de dezanove pessoas foram detidas no âmbito da operação de hoje", disse a polícia irlandesa num comunicado, sem adiantar mais pormenores.
As autoridades não reportaram feridos durante a ação da polícia ou na manifestação.
Cerca de 500 pessoas manifestaram-se no centro da capital irlandesa, segundo um jornalista da agência de notícias AFP.
Os manifestantes chegaram aos arredores do Parlamento, mas foram impedidos pela polícia de aproximarem-se demasiado do edifício.
"Não somos racistas, ajudamos refugiados reais, entretanto, primeiro temos de tratar de nós próprios, os irlandeses", Brian Garrigan, de 57 anos, que segurava um cartaz que dizia "As vidas irlandesas são importantes".
Os contra-manifestantes, mobilizados contra o racismo, reuniram-se ao longo do percurso da manifestação.
Anti immigration protest Vs counter protest at bottom of Grafton St Dublin pic.twitter.com/eM3gkq7R5W
— Conor Lally (@conormlally) September 19, 2024
Nos últimos anos, a Irlanda tem assistido a um aumento do sentimento anti-imigração. Em novembro de 2023, a capital foi abalada por motins sem precedentes, que as autoridades atribuíram a agitadores de extrema-direita, após um ataque com faca realizado por um irlandês de origem estrangeira, que fez quatro feridos, incluindo três crianças.
O Governo irlandês enfrenta um aumento do número de chegadas de requerentes de asilo à Irlanda, quando o país sofre de escassez de habitação.
O número de requerentes de asilo na Irlanda atingiu mais de 10.500 nos primeiros seis meses de 2024, quase o dobro da taxa registada no mesmo período do ano passado, de acordo com os dados governamentais.
Os incêndios criminosos também aumentaram em edifícios destinados a albergar requerentes de asilo na Irlanda, com várias dezenas de fogos nestes centros desde 2023.
Segundo a AFP, provavelmente, a imigração será uma questão fundamental nos debates para as eleições parlamentares da Irlanda, que deverão ser realizadas em março de 2025.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Chega adia manifestação contra imigração para 29 de setembro