Meteorologia

  • 25 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 20º MÁX 24º

AO MINUTO: ONU em reunião de emergência; Comandante do Hezbollah morto

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a situação no Líbano.

AO MINUTO: ONU em reunião de emergência; Comandante do Hezbollah morto
Notícias ao Minuto

25/09/24 09:47 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Mundo Líbano

Os ataques israelitas levados a cabo em várias regiões do sul e leste do Líbano, nos últimos dias, provocaram centenas de mortos e milhares de feridos. Entre os mortos confirmados estão comandantes do Hezbollah, entre os quais Ibrahim Qubais, num ataque em Beirute, informação avançada pela Reuters.

 

Para discutir esta escalada de violência, o Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se de urgência esta quarta-feira, por volta das 23h00 em Lisboa, e vai contar com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres.

Há mais de 11 meses que as forças israelitas e o Hezbollah estão envolvidos num intenso fogo cruzado ao longo da fronteira entre o Líbano e Israel, nos piores confrontos desde a guerra de 2006, que se intensificaram fortemente este verão, após um ataque da milícia pró-iraniana que matou 12 crianças nos Montes Golã, ocupados por Israel desde 1967.

Papa condena "terrível escalada" da violência no Líbano

Lusa | há 1 hora

O Papa Francisco denunciou hoje a "terrível escalada" da violência no conflito entre Israel e o movimento xiita Hezbollah no Líbano, qualificando-a de inaceitável, e apelou à comunidade internacional para fazer todos os esforços para encerrar o conflito.

"Estou triste com as notícias vindas do Líbano, onde intensos bombardeamentos causaram inúmeras vítimas e destruição nos últimos dias. Espero que a comunidade internacional faça todos os esforços possíveis para colocar um fim a esta terrível escalada""Expresso o meu apoio ao povo libanês que já sofreu muito no passado recente", acrescentou Francisco, apelando à oração "por todas as pessoas que sofrem por causa da guerra".

3 mortos e 9 feridos em ataque israelita em Beirute

Sofia Martins com Anabela Sousa Dantas e Lusa | há 1 hora

Um ataque aéreo por parte de Israel na região de Keserwan, no norte de Beirute, esta quarta-feira, matou três pessoas e deixou outras nove feridas.

O exército israelita disse num comunicado que estava "a realizar ataques em grande escala no sul do Líbano e na região de Bekaa, no leste do país vizinho".

 
"Os pormenores serão divulgados em breve", acrescentou, citado pela agência francesa AFP.

 

Iraque, Jordânia e Egito acusam Israel de querer a guerra total

Lusa | há 2 horas

Os chefes da diplomacia do Egito, Iraque e Jordânia acusaram hoje Israel de estar a "empurrar a região para uma guerra total" condenando a "agressão" israelita ao Líbano. 

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos três países alertam diretamente sobre um "perigoso" agravamento da situação militar na região.

"Parar esta escalada começa por parar a agressão israelita em Gaza", refere-se na declaração conjunta dos três países emitida em Nova Iorque à margem dos trabalhos da Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Hezbollah diz ter lançado míssil contra sede da Mossad

Lusa | há 2 horas

O movimento xiita libanês Hezbollah, alvo de ataques de Israel no Líbano, afirmou hoje ter disparado um míssil balístico contra a sede da Mossad, serviços secretos exteriores israelitas, em Telavive.

"A resistência islâmica lançou um míssil balístico Qader 1 às 06:30 [04:30 em Lisboa] hoje (...) visando a sede da Mossad nos arredores de Telavive"

O exército israelita ainda não confirmou este anúncio.

Alto comandante do Hezbollah morto em ataque em Beirute

Lusa | há 2 horas

O Hezbollah confirmou que um dos chefes militares, Ibrahim Mohammed Kobeissi, morreu na terça-feira, nos subúrbios do sul de Beirute, num bombardeamento israelita que causou um total de seis mortos e 15 feridos, indicou o Ministério da Saúde libanês.

O exército israelita tinha já afirmado "ter eliminado" este "comandante da rede de mísseis e foguetes do Hezbollah" e "pelo menos dois" outros comandantes no mesmo ataque.

Israel interceta míssil disparado a partir do Líbano

Lusa | há 2 horas

Sirenes antiaéreas soaram hoje em Telavive, depois de terem identificado e intercetado um míssil lançado a partir do Líbano, anunciou o exército israelita:

Na sequência das sirenes que soaram nas regiões de Telavive e Netanya, foi identificado um míssil terra-terra proveniente do Líbano, que foi intercetado pela defesa aérea

Entretanto, os bombardeamentos israelitas no Líbano prosseguiam, pelo terceiro dia consecutivo, provocando a fuga de milhares de pessoas do sul do país, numa altura em que a comunidade internacional tenta evitar um conflito regional.

Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje de urgência

Lusa | há 2 horas

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se de urgência esta quarta-feira para discutir a situação no Líbano, onde os bombardeamentos israelitas nos últimos dias fizeram cerca de 600 mortos. A reunião solicitada pela França terá lugar às 18h00 (23h00 em Lisboa), com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres.

Início de cobertura

Sofia Martins e Anabela Sousa Dantas | há 2 horas

Bom dia! Vamos dar início ao acompanhamento da intensificação do conflito no Médio Oriente, com os confrontos entre Israel e Líbano como principal destaque. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório