O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, encontrou-se com o primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati, à margem da 79.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, que está a decorrer em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira.
No âmbito desta reunião, "o presidente Erdogan disse que Israel está a ignorar direitos humanos fundamentais" e "a cometer um genocídio perante o mundo".
Numa mensagem do gabinete de Erdogan, citada pela agência de notícias Al Jazeera, lê-se que o presidente da Turquia "notou que parar isto e a crise humanitária que resultou dos ataques é um dever humanitário".
O gabinete do chefe de Estado da Turquia publicou uma foto no X onde é possível ver Erdogan e Mikati lado a lado.
President @RTErdogan, who is in New York for the 79th session of the United Nations General Assembly, met with Prime Minister Najib Mikati of Lebanon at the Turkish House. pic.twitter.com/bB5XjQ9KCF
— Presidency of the Republic of Türkiye (@trpresidency) September 25, 2024
O grupo libanês Hezbollah tem visado militarmente Israel desde 7 de outubro de 2023, após o ataque do seu aliado palestiniano Hamas em solo israelita, que desencadeou a atual guerra na Faixa de Gaza.
Desde então, Israel e Hezbollah têm trocado tiros numa base diária, provocando a deslocação de dezenas de milhares de pessoas em ambos os lados da fronteira israelo-libanesa.
Israel intensificou os seus ataques contra o Hezbollah no Líbano, à medida que as autoridades de Telavive anunciaram uma deslocação das operações militares da Faixa de Gaza para o norte do país.
Leia Também: Putin diz esperar Erdogan na Rússia em outubro para cimeira dos BRICS