ONU pede 400 milhões de dólares de ajuda aos deslocados do Líbano

A ONU disse hoje que são necessários mais de 400 milhões de dólares (358 milhões de euros) de ajuda urgente para as centenas de milhares de deslocados, na sequência dos ataques israelitas no Líbano.

Notícia

© -/AFP via Getty Images

Lusa
01/10/2024 10:07 ‧ 01/10/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

As Nações Unidas lançaram o apelo sobre a ajuda aos deslocados de guerra após uma reunião, hoje, com o primeiro-ministro libanês, em Beirute.

 

"O primeiro-ministro, Najib Mikati, e o coordenador humanitário [das Nações Unidas] para o Líbano, Imran Riza, lançaram um apelo de emergência no valor de 426 milhões de dólares para mobilizar recursos urgentes para os civis afetados pelo agravamento do conflito que conduziu a uma crise humanitária no Líbano", refere um comunicado difundido pela ONU.

Anteriormente, Mikati sublinhou que o Líbano enfrenta uma das fases mais perigosas da história do país.  

"Cerca de um milhão de pessoas estão deslocadas em consequência da guerra devastadora de Israel contra o Líbano", disse Mikati citado pela agência noticiosa oficial libanesa antes da reunião com o representante das Nações Unidas. 

"Estamos a lançar um apelo urgente para obter mais ajuda para os civis deslocados", afirmava o primeiro-ministro dirigindo-se diretamente às Nações Unidas.

Hoje, as Forças Armadas de Israel confirmaram que iniciaram durante a noite ataques terrestres "limitados, localizados e direcionados" contra "alvos terroristas e infraestruturas do Hezbollah no sul do Líbano".

Nas últimas semanas Israel intensificou os ataques aéreos contra posições do movimento xiita Hezbollah (Partido de Deus) no Líbano.

Leia Também: Médio Oriente. Sirenes antimíssil soaram no centro de Israel

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas