"Deplorável". Estátua de Trump nu erguida em Las Vegas choca republicanos

Denominada 'Torto e Obsceno' ['Crooked and Obscene', no original], a marioneta de espuma, que é obra de um artista anónimo, passará por vários estados-chave para as eleições de novembro.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
01/10/2024 14:48 ‧ 01/10/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Com 13 metros de altura, três metros de comprimento e cerca de 2.722 quilos, uma estátua que retrata o antigo presidente norte-americano, Donald Trump, tal e qual como ‘veio ao mundo’, surgiu junto à autoestrada 15, em Las Vegas, no estado norte-americano do Nevada, no fim de semana.

 

Os republicanos do Nevada apressaram-se a reagir, tendo condenado “veementemente a deplorável estátua do presidente Donald J. Trump, recentemente pendurada numa grua ao longo da Interstate 15”.

“Enquanto as famílias passam por Las Vegas, são obrigadas a ver esta marioneta ofensiva, concebida intencionalmente para chocar e não para um diálogo proveitoso”, argumentou o coletivo, num comunicado emitido na segunda-feira.

Os republicanos aproveitaram ainda para atirar farpas aos democratas, particularmente à candidata presidencial e atual vice-presidente, Kamala Harris, que consideraram dar “prioridade ao choque em vez da substância”.

“O presidente Trump é o único candidato nesta corrida que defende os homens e mulheres trabalhadores do Nevada. Será que os democratas do Nevada apoiam este tipo de retrato pornográfico de um antigo presidente?”, complementaram.

Até ao momento, os democratas do Nevada não se pronunciaram sobre a situação. Ainda assim, não há indícios de que estejam envolvidos na ‘trama’.

Denominada ‘Torto e Obsceno’ ['Crooked and Obscene', no original], a marioneta de espuma, que é obra de um artista anónimo, passará por vários estados-chave para as eleições de novembro.

Retratar Trump nu foi “intencional, servindo como uma declaração ousada sobre transparência, vulnerabilidade e as personagens públicas de figuras políticas”, de acordo com os responsáveis, citados pelo The Wrap.

A escultura visa também dar aso a uma conversa sobre “a transparência - ou a falta dela - na política, desafiando os espectadores a pensar criticamente sobre a influência política”.

Veja a galeria.

Leia Também: Homem acusado de tentar matar Trump na Florida declara-se "não culpado"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas