Doze corpos com sinais de tortura e mensagens encontrados no México

As vítimas, 3 mulheres e 9 homens, foram encontradas com sinais de tortura e mensagens de cartéis em estradas, pontes e avenidas.

Notícia

© MARIO ARMAS/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
04/10/2024 20:02 ‧ 04/10/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

México

Doze corpos foram encontrados, na cidade de Guanajuato, no México, com sinais de tortura e mensagens de cartéis, na quinta-feira, avançaram as autoridades locais. Ao que tudo indica, as mortes estão relacionadas com disputas entre grupos de crime organizado.

 

As vítimas, 3 mulheres e 9 homens, estavam distribuídas por 5 regiões no município de Salamanca. Os seus corpos foram encontrados em estradas, pontes e avenidas com sinais de ferimento com arma de fogo e tortura e um destes encontrava-se desmembrado.

Mensagens deixadas junto aos cadáveres atribuíam a responsabilidade a um cartel, uma forma usada habitualmente por cartéis de droga para ameaçar os rivais ou para punir algum tipo de comportamento que não segue as regras que estes impõem.

A descoberta surge cerca de um dia após um ataque à mão armada num centro residencial para pessoas que sofrem de vícios onde morreram quatro pessoas, na mesma localidade.

"Este mês de outubro começou com uma taxa de criminalidade muito alta aqui. Isto soma 16 pessoas (assassinadas) até agora”, revelou o presidente de Salamanca, Cesar Prieto. Apesar dos números avançados, reitera que a violência que assombra a cidade é "um problema temporário" que irrompe "quando um grupo decide atacar outro".

Guanajuato encontra-se no centro de uma guerra acesa entre dois cartéis - os Santa Rosa de Lima e o Jalisco New Generation. 

Em junho, uma família de seis pessoas foi assassinada em Guanajuato e, em abril, uma candidata política foi baleada na rua assim que começou a campanha.

Leia Também: Seis migrantes mortos pelo exército no sul do México

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas