A cidade de Bangalore, capital do Estado de Karnataka, no sul da Índia, está em estado de alerta depois de a forte e contínua precipitação das 24 horas de terça-feira ter inundado ruas e provocado graves engarrafamentos no trânsito. Só no último dia, a cidade registou 66,1 milímetros de precipitação, avançam as autoridades locais, citadas pelo site indiano Deccan Herald.
Com a previsão de mais chuvas fortes até 18 de outubro, foram mobilizadas equipas nacionais de resposta a catástrofes no Estado de Karnataka. O ministro das Finanças de Karnataka, Krishna Byre Gowda, confirmou que já se encontram no terreno 60 efetivos, estando outros 40 em alerta para emergências.
Os bombeiros e outros serviços de emergência também estão preparados para intervir rapidamente em qualquer incidente, logo que seja necessário.
De acordo com as previsões do Departamento Meteorológico da Índia (IMD), para os próximos dias esperam-se mais trovoada, relâmpagos e chuva forte em Bangalore e noutras partes de Kanataka.
Por precaução, as escolas do distrito de Bangalore vão continuar fechadas esta quarta-feira e várias empresas aconselharam os funcionários a trabalhar a partir de casa devido a potenciais perturbações causadas pelas inundações e congestionamento do trânsito.
Os serviços do metro de Bangalore também foram temporariamente afetados depois de a queda de uma árvore ter bloqueado os carris. Contudo, o problema foi rapidamente resolvido pelas equipas de manutenção.
Leia Também: Alerta para chuva forte (especialmente no Algarve). Deslocações? É evitar