Argentina oferece 5 mil euros a quem encontrar foragido de Vale de Judeus

Recompensa está anunciada no site do Governo daquele país.

Notícia

© Agentina Gob

Notícias ao Minuto
18/10/2024 13:32 ‧ 18/10/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Fuga

O Governo argentino está a oferecer uma recompensa de 5 milhões de pesos [4,6 mil euros] a quem consiga ajudar as autoridades a encontrar o paradeiro de Rodolfo Lohrman, recluso que fugiu, há mais de um mês, da prisão de Vale de Judeus, em Portugal. 

 

O Ministério da Segurança daquele país colocou o nome do homem na lista de pessoas que estão a ser procuradas pela justiça, por estarem foragidos, prometendo a oferta de um avultado valor a quem ajude a encontrar o homem.

"Em 7/9/2024, LOHRMANN KRENZ evadiu-se do Estabelecimento Penitenciário de Monsanto, prisão de 'Vale de Judeus', na localidade de Alcoentre, situada a cerca de 70 quilómetros a norte de Lisboa, Portugal", pode ler-se no site do Governo.

O recluso, também conhecido como 'El Ruso' faz parte do grupo de cinco homens que no início de setembro se evadiram deste estabelecimento prisional. 

Desde então, as autoridades judiciárias emitiram mandados de detenção internacional para os reclusos, tendo um deles - Fábio Loureiro - sido apanhado na semana passada, em Marrocos.

Os evadidos eram dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e os 61 anos.

Foram condenados a penas entre os sete e os 25 anos de prisão, por vários crimes, entre os quais tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.

Rodolf José Lohrmann, de 59 anos, foi condenado por associação criminosa, furto e falsificação a 18 anos e 10 meses de prisão e deu entrada na prisão de Alcoentre a 6 de março de 2024, transferido da prisão do Monsanto. De acordo com as publicações internacionais,  'El Ruso', como também é conhecido, fez mesmo parte da lista dos mais procurados do país. O homem foi detido em Portugal, mas, segundo o que a imprensa explica, na Argentina chegou mesmo a ser um dos responsáveis pelo rapto do filho de um antigo ministro. 'El Ruso' terá recebido o valor do resgate que pediu, mas o jovem nunca apareceu desde que foi raptado - em 2023.

Leia Também: Vale de Judeus. Extradição de Fábio Loureiro pode demorar semanas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas