Um dos principais fornecedores da Mercadona desaparecido em Valência

Quatro importantes empresários espanhóis estão desaparecidos. Tinham estado juntos num almoço.

Notícia

© David Ramos/Getty Images

Notícias ao Minuto
31/10/2024 20:44 ‧ 31/10/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Miguel Burdeos, um dos principais fornecedores da Mercadona, está entre os desparecidos em Valência, na sequência do mau tempo que afetou o sudeste de Espanha, avança a imprensa espanhola. 

 

De notar que o homem é fundador e proprietário da SPB, que fabrica os produtos de limpeza e higiene para as marcas próprias da Mercadona, a Bosque Verde e a Deliplus.

Além dele, há ainda outros três empresários valencianos desaparecidos. São eles o fundador da marca desportiva Luanvi, Vicente Tarancón, o ex-diretor da escola de negócios Edem, Antonio Noblejas, e José Luis Marín, fundador dos colégios Siglo XXI. 

Os quatro são pessoas muito próximas do presidente da Mercadona, Juan Roig.

Segundo o diário espanhol ABC, os quatro empresários tinham marcado um almoço na passada terça-feira, na localidade de Chiva, uma das mais afetadas pelas inundações, porque estavam interessados em alguns armazéns da zona. Após o encontro, foram surpreendidos pela tempestade.

As pessoas que lhes são próximas explicam que os empresários saíram do restaurante La Orza de Ángel e que a última comunicação que tiveram com eles foi às 18h00. Desde então, não tiveram notícias. 

Recorde-se que o mau tempo que atingiu desde terça-feira Espanha provocou a morte a pelo menos 158 pessoas, o maior número no país desde as cheias mortais de outubro de 1973, quando morreram 300 pessoas.

Do total, 155 vítimas foram registadas na região mais atingida, em Valência, tendo ocorrido outras duas mortes na região vizinha de Castela-La Mancha e uma na Andaluzia.

Em causa está a influência de uma "depressão isolada em níveis altos", um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em espanhol e como DINA em português.

O fenómeno causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos de Espanha, sobretudo na costa do Mediterrâneo.

Leia Também: O que pode explicar o número de mortos nas inundações em Espanha

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas