EUA apelam a autoridades haitianas para ultrapassar "interesses pessoais"
Os Estados Unidos apelaram hoje aos líderes políticos do Haiti para que ultrapassem os seus "interesses pessoais", um dia após a nomeação do novo primeiro-ministro.
© Celal Gunes/Anadolu via Getty Images
Mundo Haiti
Depois de o Conselho Presidencial de Transição ter nomeado Alix Didier Fils-Aimé, que assumiu o cargo após a destituição do antecessor Garry Conille, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller, afirmou hoje que "as necessidades imediatas do povo haitiano exigem que o governo de transição dê prioridade à governação e não à competição entre os interesses pessoais dos atores políticos".
Entre alegações de abuso de poder e suborno, o Conselho demitiu na passada sexta-feira Conille.
Em comunicado, Miller indicou ainda que os "Estados Unidos esperam trabalhar com o recém-nomeado primeiro-ministro Alix Didier Fils-Aimé e com o Conselho Presidencial de Transição para fazer progressos nos próximos meses".
Agradeceu ainda a Conille pelo "distinto serviço prestado ao seu país" durante os seus cinco meses de mandato.
A administração norte-americana saudou o facto de o Conselho de Transição e o novo primeiro-ministro terem concordado em publicar um plano de ação conjunto para melhorar a segurança no país e avançar para a realização de eleições.
Miller sublinhou a necessidade de serem delineados "claramente" os papéis e estabelecidas medidas "para se responsabilizarem mutuamente".
O objetivo do governo de transição é preparar o caminho para eleições que conduzam à nomeação de um Presidente até 07 de fevereiro de 2026, um cargo que está vago desde o assassinato em 2021 do então chefe de Estado, Jovenel Moise.
Os grupos armados anunciaram novos dias de violência no país, depois de na segunda-feira terem disparado contra um avião da companhia aérea norte-americana Spirit quando se aproximava de Port-au-Prince.
Leia Também: Principal aeroporto do Haiti encerra por confrontos com gangues
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com