"Não cederemos ao antissemitismo", garante Macron antes do França-Israel

O ambiente pesado em redor do encontro foi assinalado pelos selecionadores na antevisão a esta partida da Liga das Nações. Agora, é o presidente francês a deixar um alerta.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto com Lusa
14/11/2024 17:44 ‧ 14/11/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

França

O presidente francês, Emmanuel Macron, assegurou esta quinta-feira que França não cederá ao antissemitismo, poucas horas antes do encontro entre a seleção francesa e a seleção israelita, que terá lugar no Stade de France, nos subúrbios de Paris, num ambiente tenso em período de guerra no Médio Oriente.

 

"Não cederemos ao antissemitismo em lado nenhum e a violência, incluindo na República Francesa, nunca prevalecerá, nem a intimidação", declarou o chefe de Estado, que estará presente no estádio para "enviar uma mensagem de fraternidade e solidariedade após os intoleráveis ​​atos antissemitas que se seguiram ao jogo de Amesterdão".

Por seu lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Gideon Saar, disse ao seu homólogo francês, Jean-Noël Barrot, que "a segurança dos adeptos israelitas deve ser garantida".

Saar fez este pedido na sua primeira conversa telefónica com Barrot desde que assumiu funções, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita.

O comunicado ministerial referia ainda que Barrot afirmou que estão a ser feitos "grandes esforços" para garantir a segurança dos participantes e dos adeptos, incluindo um "reforço maciço" das forças policiais.

O jogo é considerado de alto risco, uma vez que a Europa enfrenta um aumento de atos racistas e antissemitas desde o início da guerra entre Israel e o movimento islâmico palestiniano Hamas em Gaza, em outubro de 2023. Um total de 5.600 elementos das forças de segurança vão estar empenhados na operação de segurança que envolve o jogo.

Este duelo na capital francesa acontece dias depois das ruas da cidade de Amesterdão terem sido palco de violentos confrontos entre adeptos do Ajax e do Maccabi Telavive. As agressões aconteceram logo depois do jogo entre o clube israelita e o emblema dos Países Baixos, que ganhou 5-0.

[Notícia atualizada às 18h07]

Leia Também: Poucos bilhetes e segurança máxima. França-Israel deixa Paris em alerta

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas