Quarenta camiões entram no sul de Gaza com mais de 600 toneladas de farinha

O exército israelita informou hoje que 40 camiões com mais de 600 toneladas de farinha entraram no domingo no sul da Faixa de Gaza.

Notícia

© Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images

Lusa
02/12/2024 20:37 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Em comunicado, o exército israelita revelou que vários camiões que transportavam farinha para o sul da Faixa de Gaza entraram para apoiar as padarias geridas pelo Programa Alimentar Mundial (PAM).

 

 "A transferência da ajuda foi efetuada através da passagem [Portão] 96, após um cuidadoso controlo de segurança na passagem de Kerem Shalom", acrescenta o comunicado.

Segundo a Agência Efe, os camiões que fazem o transporte de ajuda humanitária não podem entrar na Faixa de Gaza sem autorização de Israel, o que gera críticas por parte das agências humanitárias que se queixam de obstáculos burocráticos que levam a longos atrasos no processo.

O PAM informou que, no sábado, duas crianças e uma mulher morreram sufocadas em Deir Al Balah, no centro da Faixa de Gaza, no meio de um aglomerado de pessoas que tentavam "aceder aos escassos mantimentos" numa das suas padarias.

A situação humanitária no enclave palestiniano em Gaza tem vindo a deteriorar-se à medida que Israel tem vindo a aumentar a sua ofensiva militar, a par dos bloqueios impostos pelo governo israelita à entrada de ajuda, especialmente no norte, desde outubro, como alertou a ONU.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente anunciou no domingo a suspensão da entrada de ajuda humanitária através da passagem de Kerem Shalom, a principal rota de camiões de transporte de bens essenciais, afirmando que a estrada não é segura depois de grupos armados terem saqueado o apoio que se dirigia a Gaza em outubro e novembro.

O Hamas apelou hoje à UNRWA para aumentar o fluxo de ajuda humanitária através de outras rotas "mais seguras" e afirmou que Israel era responsável "pelas repercussões negativas" da suspensão de Kerem Shalom.

Para além dos 40 camiões que transportam farinha, o exército israelita afirmou que outros 16 camiões com mantimentos partiram no domingo para o sul do enclave.

O PAM recolheu 52 camiões com mantimentos que chegaram através da passagem de Erez Ocidental para serem distribuídos nas regiões mais a norte, onde as tropas israelitas têm conduzido a sua ofensiva há quase dois meses consecutivos.

O mês de outubro foi o que registou o menor número de camiões de ajuda humanitária a entrar em Gaza desde o início da guerra, cerca de 1298, segundo os dados Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA). O mês de novembro marcou o segundo valor mais baixo de entradas, 1751.

Leia Também: Médio Oriente. Drones israelitas atacaram postos de exército libanês

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas