UE prolonga sanções contra RDCongo até ao final de 2025

O Conselho da União Europeia (UE) prolongou hoje, até 12 de dezembro de 2025, as restrições impostas a várias pessoas e organizações por violações dos direitos humanos na República Democrática do Congo (RDCongo).

Notícia

© iStock

Lusa
09/12/2024 18:14 ‧ 09/12/2024 por Lusa

Mundo

Bruxelas

Em comunicado, o Conselho da UE anunciou que estão abrangidas por este prorrogamento das restrições 23 pessoas e uma organização.

 

Os implicados estão sujeitos ao congelamento de bens que possuam nos países da União Europeia, estão proibidos de aceder a fundos europeus e não podem viajar para qualquer dos 27 países do bloco comunitário.

Em causa estão, segundo a União Europeia, violações dos direitos humanos, obstrução eleitoral e auxílio para sustentar um conflito armado e a instabilidade no país.

"A União Europeia está constantemente a supervisionar a República Democrática do Congo e decidirá sobre a renovação de sanções e alterações à lista de pessoas e organizações abrangidas em função da evolução da situação", advertiu Bruxelas.

Em 2016, a UE impôs sanções pela primeira vez a pessoas relacionadas com a crise humanitária e político-social na República Democrática do Congo.

Leia Também: Agência de saúde pública da UA investiga doença desconhecida na RDcongo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas