A arqueóloga Kathleen Martínez, que lidera uma missão de escavações no templo egípcio de Taposiris Magna, encontrou uma pequena estatueta de mármore branco de uma mulher e acredita que esta poderá ser uma miniatura da verdadeira Cleópatra VII, a lendária faraó de grande astúcia e charme que seduziu Júlio César e Marco António.
Debaixo dos escombros dos templos, os os arqueólogos descobriram uma vasta coleção de artefactos e artigos cerimoniais, que fornecem, à partida, novas informações sobre a história desta região durante a dinastia ptolomaica.
Entre os achados, o secretário-geral do Conselho Supremo das Antiguidades, Mohamed Ismail Khaled, sublinhou em comunicado a importância de um busto de pedra calcária de um rei adornado com o toucado de Nemes e uma pequena estatueta, que suscitou o debate entre os especialistas. Isto porque há quem acredite que esta última representa Cleópatra, enquanto muitos outros discordam.
New Discoveries at Taposiris Magna Temple: Shedding Light on Late Ptolemaic History
— Trips In Egypt (@TripsInEgypt1) December 9, 2024
A recent excavation by the Egyptian-Dominican archaeological mission at Taposiris Magna, led by Dr. Kathleen Martinez, has uncovered groundbreaking artifacts and foundation deposits beneath… pic.twitter.com/ZfRuXtzs2E
Kathleen Martinez, que há 13 anos procura o túmulo perdido de Cleópatra neste local no norte do Egito, está convencida de que ela é a última governante da dinastia Ptolomaica. No entanto, muitos egiptólogos discordam porque as caraterísticas faciais diferem das representações conhecidas da famosa rainha.
Leia Também: Rara moeda romana com imagem de Brutus vendida em leilão por 1,98 milhões