Será este, afinal, o verdadeiro rosto de Cleópatra? Arqueólogos divididos

Descoberta divide arqueólogos.

Notícia

© X/@TripsInEgypt1

Notícias ao Minuto
10/12/2024 14:31 ‧ 10/12/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Egito

A arqueóloga Kathleen Martínez, que lidera uma missão de escavações no templo egípcio de Taposiris Magna, encontrou uma pequena estatueta de mármore branco de uma mulher e acredita que esta poderá ser uma miniatura da verdadeira Cleópatra VII, a lendária faraó de grande astúcia e charme que seduziu Júlio César e Marco António.

 

Debaixo dos escombros dos templos, os os arqueólogos descobriram uma vasta coleção de artefactos e artigos cerimoniais, que fornecem, à partida, novas informações sobre a história desta região durante a dinastia ptolomaica.

Entre os achados, o secretário-geral do Conselho Supremo das Antiguidades, Mohamed Ismail Khaled, sublinhou em comunicado a importância de um busto de pedra calcária de um rei adornado com o toucado de Nemes e uma pequena estatueta, que suscitou o debate entre os especialistas. Isto porque há quem acredite que esta última representa Cleópatra, enquanto muitos outros discordam.

Kathleen Martinez, que há 13 anos procura o túmulo perdido de Cleópatra neste local no norte do Egito, está convencida de que ela é a última governante da dinastia Ptolomaica. No entanto, muitos egiptólogos discordam porque as caraterísticas faciais diferem das representações conhecidas da famosa rainha.

Leia Também: Rara moeda romana com imagem de Brutus vendida em leilão por 1,98 milhões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas