"Terroristas". Rússia quer pena de quase 6 anos para advogados de Navalny

O julgamento de três advogados de Alexei Navalny está a decorrer à porta fechada a pedido de Moscovo. Igor Sergunin, Alexei Liptser e Vadim Kobzev estão detidos desde outubro do ano passado.

Notícia

© REUTERS/Hollie Adams/File Photo

Notícias ao Minuto
17/12/2024 11:27 ‧ 17/12/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Alexei Navalny

Procuradores russos querem que três advogados que representaram o opositor Alexei Navalny sejam condenados a seis anos de prisão.

 

De acordo com o que escreve a Reuters esta terça-feira, a informação foi transmitida por Ivan Zhdanov, um aliado de Navalny, a partir do Telegram.

O trio de advogados em causa são Igor Sergunin, Alexei Liptser e Vadim Kobzev, que estão acusados de cooperar com uma organização terrorista. Foram detidos em outubro do ano passado, e, no mês seguinte, adicionados à lista de "terroristas e extremistas" feita por Moscovo.

Notícias ao Minuto Da esquerda para a direita:  Igor Sergunin, Alexei Liptser e Vadim Kobzev© ALEXANDER NEMENOV/AFP via Getty Images

O próprio Navalny, que morreu em fevereiro deste ano, foi também acusado de fazer parte de uma organização terrorista, entre outras acusações. Segundo os procuradores russos, os três advogados passaram informações a Navalny quando este estava na prisão.

Já na semana passada a viúva de Navalny, Yulia Navalnaya, apontou que os advogados eram presos políticos. "Não cometeram nenhum crime", referiu ela, num vídeo no YouTube, citado pela Reuters. "Estão na prisão simplesmente por fazerem o seu trabalho, que qualquer advogado deve fazer com qualquer prisioneiro: preparar uma estratégia de defesa, discutir questões de detenção na prisão, escrever queixas, apresentar ações judiciais."

A agência de notícias detalha ainda que o julgamento dos três advogados está a decorrer à porta fechada a pedido dos procuradores russos, que justificam a situação devido à existência de um risco, mas sem mais detalhes.

Não se sabe a data exata da sentença destes três homens, mas é esperada em breve.

Leia Também: Viúva de Navalny pede a apoiantes para desenharem uma "lápide do povo"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas