Caso Pelicot. Quinze dos condenados recorrem da sentença

Os 51 arguidos, incluindo o ex-marido da vítima, Dominique Pelicot, foram condenados e receberam sentenças que vão dos três aos 20 anos de prisão.

Notícia

© BENOIT PEYRUCQ/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
28/12/2024 16:20 ‧ há 14 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Pelicot

Pelo menos 15 dos 51 homens acusados de abuso sexual ou violação a Gisèle Pelicot, em França, recorreram das suas sentenças e vão seguir para um segundo julgamento no caso.

 

Os arguidos, incluindo o ex-marido da vítima, Dominique Pelicot, foram condenados e receberam sentenças que vão dos três aos 20 anos de prisão - menos do que as pedidas pelo Ministério Público, que iam de 4 a 18 anos. 

Dominique Pelicot, de 72 anos, recebeu uma condenação de 20 anos.

O tribunal declarou 47 homens culpados de violação, dois de tentativa de violação e outros dois de abuso sexual. Os condenados têm até às 00h00 de segunda-feira para recorrer.

Uma audiência de recurso, que irá analisar novamente todas as provas, será realizada em Nimes e ouvida por um júri comum, contrariamente ao julgamento de Avignon que foi supervisionado por um painel de juízes profissionais.

"Ela disse-nos que vai lá estar. Talvez não todos os dias, mas disse que iria", refere a advogada de Gisèle Pelicot, Stéphane Babonneau, em relação aos novos julgamentos dos arguidos, em declarações ao The Observer, citada pelo The Guardian.

A advogada de Dominique Pelicot, Béatrice Zavarro, disse, após o julgamento, que iria discutir com o seu cliente se iriam recorrer do veredicto.

A agora ex-mulher do arguido, Gisèle Pelicot, de 72 anos, acredita ter sido violada pelo marido e por estranhos mais de 200 vezes entre 2011 e 2020. 

Leia Também: Macron agradece a Gisèle Pelicot por ser "uma pioneira" para mulheres

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas