Delegação síria chega à Arábia Saudita após queda de Bashar al-Assad

Uma delegação composta pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Asaad al-Shaibani, e da Defesa, Murhaf Abu Qasra, do governo interino da Síria chegou hoje a Riade, na Arábia Saudita.

Notícia

© OMAR HAJ KADOUR/AFP via Getty Images

Lusa
01/01/2025 23:30 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

Síria

Esta é a primeira viagem da nova administração síria após a queda do regime de Bashar al-Assad, em 08 de dezembro de 2024.

 

A chegada desta delegação, que inclui ainda o chefe dos serviços de informação secreta, foi relatada pela comunicação social dos dois países.

A viagem decorre numa altura em que a administração síria está a encetar contactos diplomáticos com o objetivo de apresentar os seus planos para o futuro do país, após 14 anos de conflito.

O Governo interino está também a preparar uma conferência de diálogo nacional, na qual deverá anunciar a criação de um grupo que vai criar uma Constituição.

Ao contrário de alguns Estados árabes, países como a Arábia Saudita e o Egito não enviaram os seus chefes diplomáticos a Damasco.

Poucas horas antes da chegada da delegação síria, a Arábia Saudita enviou dois aviões com ajuda humanitária e uma equipa médica para a Síria.

A queda do regime de Bashar al-Assad, no início do mês de dezembro, foi provocada por uma ofensiva-relâmpago de forças rebeldes sírias, lideradas por um grupo sunita radical.

Os eventos conduziram a uma recomposição total da Síria e levantaram receios de um ressurgimento das atividades do estado islâmico, que historicamente se tem mantido muito ativo no Iraque e na Síria, mesmo após o fim do seu califado (2014-2019).

Leia Também: Guerra na Síria provocou mais de 528.500 mortos em 14 anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas