Cerca de 31 mil com ordem de retirada após fogo em LA. Eis a deflagração

O incêndio Hughes, que se iniciou ao final da manhã de quarta-feira e rapidamente queimou centenas de hectares de árvores e arbustos, deixou ainda cerca de 25 mil pessoas sujeitas a possíveis alertas de retirada.

NotíciaVídeo

© ALERTCalifornia

Notícias ao Minuto com Lusa
23/01/2025 08:22 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

EUA

Cerca de 31 mil pessoas foram ordenadas a deixar as suas casas, na quarta-feira, depois de um novo incêndio ter deflagrado perto da zona do lago Castaic, no norte do condado de Los Angeles, nos Estados Unidos.

 

O incêndio Hughes, que se iniciou ao final da manhã de quarta-feira e rapidamente queimou centenas de hectares de árvores e arbustos, deixou ainda cerca de 25 mil pessoas sujeitas a possíveis alertas de retirada, de acordo com a Sky News.

Uma câmara do ALERTCalifornia, um programa de segurança pública sediado na Universidade da Califórnia, em San Diego, que está monitorizar os incêndios florestais, captou o momento em que este novo fogo deflagrou.

Nas imagens, às quais poderá aceder na galeria acima, é possível ver uma grande nuvem de fumo cinzento a elevar-se das colinas perto da Floresta Nacional de Angeles, antes de se deslocar para sudoeste.

Entretanto, alguns residentes foram autorizados a regressar às zonas carbonizadas de Pacific Palisades e Altadena, embora ainda se verifiquem ventos fortes na região.

A presidente da Câmara de Los Angeles, Karen Bass, emitiu uma ordem executiva para acelerar os esforços de limpeza nas áreas ardidas e atenuar os impactos ambientais dos poluentes relacionados com o incêndio.

"Vamos assistir a mais uma ronda de condições críticas de incêndio no sul da Califórnia", disse Todd Hall, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia. "Nesta altura, parece um disco riscado", acrescentou.

Os supervisores do Condado de Los Angeles também aprovaram uma moção de emergência para instalar infraestruturas de controlo das cheias e acelerar e remover sedimentos nas áreas afetadas pelo fogo.

"À medida que os incêndios se vão instalando, novos desafios se avizinham", disse a supervisora Kathryn Barger durante uma conferência de imprensa.

"Estão previstas chuvas e a ameaça de fluxo de lama e detritos nas nossas comunidades afetadas pelo fogo é real", adiantou.

Prevê-se uma probabilidade de 60% a 80% de uma pequena quantidade de chuva para o sul da Califórnia a partir de sábado, de acordo com Ryan Kittell, meteorologista do serviço meteorológico de Los Angeles.

"Mas mesmo que a chuva não se materialize desta vez, pode ser um bom treino para essas comunidades, porque esta será uma ameaça com a qual terão de lidar durante meses ou anos", disse Kittell na terça-feira.

Os avisos de bandeira vermelha para risco crítico de incêndio foram prolongados até às 20 horas de quinta-feira nos condados de Los Angeles e Ventura.

As autoridades continuam preocupadas com o facto de os dois maiores incêndios, os incêndios de Palisades e Eaton, poderem romper as suas linhas de contenção, uma vez que os bombeiros continuam a vigiar os pontos quentes, disse David Acuna, um porta-voz do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia, ou Cal Fire.

A baixa humidade, a vegetação seca e os ventos fortes ocorreram enquanto os bombeiros continuavam a combater os incêndios de Palisades e Eaton, que mataram pelo menos 28 pessoas e destruíram mais de 14.000 estruturas desde que deflagraram a 7 de janeiro.

Leia Também: Novo incêndio deflagra a norte de Los Angeles e obriga a evacuações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas