Autor de ataque na Alemanha tinha sido denunciado por "problemas mentais"

Enamullah O. já tinha sido denunciado à polícia por outros crimes violentos. Na quarta-feira, matou duas pessoas num parque, incluindo uma criança.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Heiko Becker/Reuters

Notícias ao Minuto
23/01/2025 10:28 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Alemanha

O jovem, de 28 anos, que matou duas pessoas, incluindo uma criança, na quarta-feira, num parque em Aschaffenburg, na Baviera, Alemanha, já tinha sido denunciado, várias vezes, à polícia por "problemas mentais" e crimes violentos com facas.

 

Enamullah O., de nacionalidade afegã e que vivia num alojamento de asilo na região, foi detido pouco depois do ataque, perto do local do crime.

Além das duas vítimas mortais feriu outras três pessoas.

O adulto que morreu, um alemão de 41 anos, perdeu a vida ao intervir no ataque para tentar proteger as crianças que estavam no parque do homem que empunhava uma faca de cozinha.

Ataque com faca faz dois mortos na Alemanha, incluindo uma criança

Ataque com faca faz dois mortos na Alemanha, incluindo uma criança

Há ainda vários feridos.

Notícias ao Minuto | 12:33 - 22/01/2025

O ministro regional do Interior da Alemanha, Joachim Herrmann, revelou que o suspeito era conhecido das autoridades por ter tido comportamentos violentos em três ocasiões distintas e já tinha sido encaminhado para tratamento psiquiátrico.

A polícia ainda está a investigar os motivos que levaram ao ataque, mas os dados inicial apontam "muito fortemente na direção da óbvia doença mental".

Um vizinho do agressor, Mane, de 23 anos, contou ao jornal alemão Bild que uma das vezes em que Enamullah O. acabou por ser denunciado à polícia foi por ter atacado uma amiga do vizinho com uma faca.

"Cortou repetidamente a pele de uma compatriota minha. Ela gritou socorro, eu avisei a polícia. Mas pouco depois Enamullah O. voltou para o quarto. Tinha um olhar estranho, problemas mentais e consumia drogas", afirmou Mane.

Notícias ao Minuto O afegão Enamullah O.© Reprodução X

O suspeito entrou na Alemanha em 2022 e pediu asilo, mas sem sucesso. Segundo o ministro Joachim Herrmann, o afegão devia deixado o país no final do ano passado, depois de se ter oferecido para sair voluntariamente.

Logo no dia do ataque, o chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmou que ia exigir saber porque razão é que o suspeito tinha conseguido permanecer na Alemanha.

"As autoridades devem explicar o mais rapidamente possível porque é que o agressor ainda se encontrava na Alemanha", acrescentou Scholz, numa declaração após o ataque devastador.

Este ataque mortal com facas no país ameaça acender um novo debate sobre a imigração na Alemanha a um mês das eleições de 23 de fevereiro.

Leia Também: Scholz indignado com novo ataque com arma branca que provocou duas mortes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas