Diocese dos EUA cria fundo de 31 milhões de dólares para vítimas de abuso

Uma diocese católica do estado de Connecticut, no leste dos Estados Unidos, vai criar um fundo de 31 milhões de dólares para indemnizar as vítimas de abusos sexuais cometidos por membros da diocese de Norwich.

Notícia

© Reuters

Lusa
15/02/2025 06:31 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

EUA

O acordo foi anunciado apenas dois dias depois de o Papa Francisco ter nomeado um novo bispo para a diocese, o Monsenhor Richard F. Reidy.

 

Reidy falou na quarta-feira das acusações que se acumulam na diocese: "Nunca podemos esquecer os inocentes traídos" por padres e frades em quem depositaram a sua confiança, disse.

O antecessor interino de Reidy, o Arcebispo Christopher Coyne, também se referiu ao caso: "A profunda dor e sofrimento suportados pelos sobreviventes nunca poderão ser curados por uma indemnização financeira, mas estamos empenhados em fazer algumas alterações durante o processo".

O número de queixas, na sua maioria de alunos de uma escola católica (Mount St Joseph's em Deep River), obrigou a diocese a entrar em processo de falência, o que a obrigou a alienar alguns bens imobiliários para criar o fundo.

Nos últimos anos, foram publicados vários relatórios que revelam casos de abuso em numerosas dioceses da Pensilvânia, do Texas e de outros Estados dos EUA, envolvendo milhares de religiosos. A Igreja Católica pagou mais de 3,3 mil milhões de dólares, segundo os dados divulgados este ano pelo Bishop Accountability.

No relatório da Pensilvânia, o grande júri criticou o facto de todos os casos, demasiado antigos para serem julgados (muitos datam dos anos 90), terem sido arquivados pelos responsáveis católicos, que "preferiram proteger os abusadores e a instituição, acima de tudo".

Leia Também: EUA dizem a Papa para tratar da Igreja e deixar Trump lidar com migrantes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas