OMS defende que momento para acordo sobre pandemias "é agora ou nunca"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu hoje, na abertura de nova semana de negociações após a saída os Estados Unidos, que o momento de chegar a um acordo sobre pandemias "é agora ou nunca".

Notícia

© FABRICE COFFRINI/AFP via Getty Images

Lusa
17/02/2025 18:49 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

OMS

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, avisou, na abertura da 13ª ronda de negociações na sede da organização em Genebra, que nenhum país pode enfrentar sozinho a próxima pandemia.

 

Para o responsável, o mundo vive um momento crucial quando se prepara a finalização do acordo sobre pandemias a tempo da Assembleia Mundial da Saúde, a grande reunião anual de todos os estados membros da OMS, prevista para maio.

Em dezembro de 2021, os países membros da OMS acordaram desenvolver um acordo sobre prevenção e preparação de pandemias para evitar os erros cometidos da gestão da covid-19 e para proteger gerações futuras do impacto de pandemias, reforçou o diretor-geral.

"A próxima pandemia não é uma questão de se, mas de quando. Há lembretes à nossa volta: Ébola, Marburgo, sarampo, varíola, gripe e a ameaça da próxima doença X", continuou.

Horas após regressar à Casa Branca, o presidente norte-americano Donald Trump assinou uma ordem executiva para retirar da OMS os Estados Unidos, decreto que estipula a interrupção das negociações durante a fase de retirada, que deve durar um ano.

A OMS confirmou que os EUA notificaram oficialmente, na sexta-feira, sobre a sua retirada das negociações.

Leia Também: OMS com pouca informação sobre gripe aviária após regresso de Trump

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas